domingo, 20 de maio de 2012

1 - VISITA

   A fundação Iberê Camargo é uma instituição privada sem fins lucrativos. Foi criada em 1995 a partir do desejo de Iberê Camargo e sua esposa. A sede foi projetada pelo arquiteto português Álvaro Siza. A missão da fundação é preservar o acervo, promover o estudo e a divulgação da obra de Iberê Camargo.
     A obra é composta basicamente por dois volumes: o do museu em si e outro do café e ateliers. O que mais me chamou a atenção e que salta aos olhos desde a primeira vez que vi a fundação são os três braços no grande bloco. 

    A primeira impressão que tive ao observar o iberê pelo lado externo foi que o interior seria muito escuro, pois o prédio apresenta poucas aberturas. O grande bloco maciço apresenta aberturas como a entrada principal, a entrada secundária, pequenas janelas que revelam quadros da paisagem e aberturas zenitais para a iluminação nos corredores dentro dos braços. Porém, quando entrei no edifício vi que a sensação era outra: as aberturas laterais e zenitais são capazes de ilumina-lo bem, criando, ainda, uma iluminação "suave".

Gostei dessa foto porque ela mostra bem os dois volumes e suas poucas aberturas.


três braços e uma pequena abertura no corredor
braços vistos do "buraco" entre eles e o volume

iluminação do interior

abertura zenital

iluminação do interior

abertura enquadrando a paisagem
 O arquiteto teve a intenção de usar curvas e retas, mais claramente perceptíveis no térreo, pela continuidade envolvendo as paredes, o mobiliário e as portas, todos formando uma única curva.

jogos de luz e sombra criados pela abertura zenital



O arquiteto português preocupou-se com a perfeição estética interna nos mínimos detalhes. Existem pequenos vazios no teto,que na verdade é o teto rebaixado, onde está escondido o sistema de refrigeração.
Os móveis do museu e a sua posição também foram projetados pelo arquiteto. 
luminária


abertura do sistema de refrigeração
curiosidade: cartum com sátira de iberê camargo

tomada no chão

Nenhum comentário:

Postar um comentário